segunda-feira, 25 de setembro de 2023

INTRODUÇÃO AO GUIA DE FERRAMENTAS DIGITAL


O objetivo desta ferramenta/Blog é divulgar o resultado do programa Iniciação Cientifica de Inovação por Desafio do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), que visa contribuir para a transição digital. A construção do Guia Digital foi realizada por Marcelo Viana de Castilhos e Fernanda Biss Ferreira - sob a Orientação do Dr. Professor Vitor Barrigão Gonçalves. Este Guia Didático Digital para a web, trata do uso das tecnologias digitais aplicadas ao ensino remoto, destinadas essencialmente à formação de professores da educação básica, correspondendo à exemplos de aplicação prática. A inovação está no agrupamento de conjuntos de ferramentas e, para tal, considerou-se investigações recentes da área e o levantamento de dez ferramentas digitais com as melhores práticas de utilização, em cada grupo de trabalho.


 QUADRO 001 - DISTRIBUIÇÕES FERRAMENTAS DIGITAIS

CAPÍTULOS DO GUIA

NOME DA FERRAMENTA DIGITAL

01 – Ferramenta Digitais de transmissão e gravação de aulas

1

OBS STUDIO

02 – Ferramentas Digitais de Edição de áudio e vídeo

2

AUDACITY

3

DAVINCI RESOLVE

03 – Ferramentas Digitais Família Google

4

BLOGGER

5

GOOGLE JAMBORD

04 – Ferramenta Digital de Armazenamento e compartilhamento de Dados

6

DROPBOX

05 – Ferramentas Digitais – Redes Sociais

7

TWITTER

8

PINTEREST

06 – Ferramentas Digitais de Inovação no ensino

9

STORYBORARD THAT

10

SOCRATIVE

FONTE: (CASTILHOS, 2022)

A escolha das ferramentas digitais que compõe este Guia de Tecnologias Educativas Digitais foi realizada através do aproveitamento da pesquisa de campo realizada no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede (PROFEPT) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Brasil – Paraná - Campus Curitiba - A linha de Pesquisa em que está assentada a pesquisa do Mestrado é a Linha de Pesquisa Organizações e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT – dentro do Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT – que abriga projetos que trabalham questões relacionadas à organização e planejamento de espaços pedagógicos, formais e não formais, da pesquisa, do ensino, da extensão e da gestão da EPT, e têm por título: “Ensino Médio Integrado em Colombo: O Desafio das Práticas Tecnológicas do Professor para o Ensino Remoto Durante e Pós Pandemia”, proveniente da dissertação de mestrado do Aluno Marcelo Viana de Castilhos - (aluno de IPB internacionalização/Curso de Mestrado TIC na Educação e Formação), que foi realizada na cidade de Colombo - PR, sob a orientação do Prof. Dr. Samuel Carlos Wiedemann – IFPR, e ouviu dez professores de duas instituições de ensino médio integrado que trabalharam o ensino remoto durante a pandemia.

Durante a pesquisa prévia, foram levantadas, oitenta e quatro ferramentas digitais, após foi aplicado os critérios de seleção e cortes. As Ferramentas foram classificadas em seis categorias distintas: (01) - Ferramentas Digitais de Transmissão e Gravação de aulas; (02) Ferramentas Digitais de Edição de áudio; (03) Ferramentas Digitais Família Google; (04) Ferramentas Digitais de Armazenamento e Compartilhamento de Dados; (05) Ferramentas Digitais - Redes Sociais; (06) Ferramentas Digitais de Inovação no Ensino. Formatando uma tabela com 43 ferramentas digitais gratuitas aplicadas ao ensino e aprendizagem. Após a tabela foi submetida a pesquisa de campo, por professores que selecionaram através de inquérito/entrevista as dez ferramentas digitais publicadas e trabalhadas nesta web/blog.

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