02. AUDACITY

02. AUDACITY - GRUPO 01 - Ferramenta Digitais de Edição de Áudio e Vídeo
A Ferramenta Digital de uso gratuito AUDACITY é classificada como Ferramenta Digitais do Grupo 2 - Ferramentas Digitais de Edição de Áudio e Vídeo, foi mensurada na pesquisa realizada na IFPR, sua aplicação direta como recurso didático pedagógico é usado para fazer edição e gravação de áudios.

Segundo o desenvolvedor, (AUDACITYTEAM, 2022) da ferramenta digital o Audacity é um software livre de edição digital de áudio disponível principalmente nas plataformas: Windows, Linux e Mac e ainda em outros Sistemas Operacionais.

Pode ser acessado através do endereço eletrônico: https://www.audacityteam.org.

E possui acesso ao download disponível em: https://www.audacityteam.org/download/.

A plataforma digital da Audacity disponibiliza cursos gratuitos de uso, que podem ser acessados nos seguintes links:

01 - Treinamento Audacity – Curso tutoral Audacity (português) - como gravar voz e misturar com música - Canal do Youtube Produções Balsamicas (2020) - Acessado em 09 jun. 23. disponível em: Suporte Audacity - Suporte Audacity (audacityteam.org

02 – Treinamento Audacity 3.3.0 - Passo a passo - (tutorial completo para iniciantes) Canal Youtube Me ensina, (2022). Acessado em 09 jun. 23. disponível em: https://github.com/audacity/audacity/..

03 - Usando o Audacity (2023). Acessado em 09 jun. 23. disponível em: https://youtu.be/-qzvqn-08D0

04 - Audacity: Curso Completo | Pixel Tutoriais – (2014). Acessado em 09 jun. 23. disponível em: Áudio | Dicas & Tutoriais: https://youtu.be/hUE-wZxChtw

05 - Como editar áudio multitrack no audacity | programa fácil e gratuito -maisvideomundo #122 – (2022). Acessado em 09 jun.23. Disponível em: https://youtu.be/RbxlVC4FPt8




Exemplo de metodologia didática utilizando o Audacity:
Com a ferramenta digital o professor pode usar para fazer a edição de áudios, que podem ser usados em vídeos-aulas, Podcast, áudios diversos disponibilizado pelo professor com recurso didático em sala de aula remota aula.

1 - Em aulas de Português, invés dos alunos escreverem uma história narrativas, eles podem gravá-las de forma oral;

2 - Quando o gênero textual estudado for entrevista, proponha que os estudantes escrevam perguntas, pensem o público que se destina aquele assunto e façam um momento de gravação, esse formato pode ser também um debate, onde exista mais de uma pessoa sendo entrevistada.

3 - Em uma aula de Estudo do Meio, solicite que os alunos gravem sons que ouvimos na cidade, e sons que ouvimos em lugares próximos à natureza ou no campo, ressaltando a importância dos espaços relacionarem-se de maneira sustentável e recíproca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário