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INOVAÇÃO BASEADA EM DESAFIO IPB


Desafios reais colocados por estruturas do IPB ou de parceiros externos são apresentados a equipas de estudantes, que ao longo de um semestre, realizando trabalho de equipa, demonstrarão e desenvolverão saberes e competências técnicas e transversais necessárias à execução de um plano de trabalho. No final deste módulo os estudantes serão estimulados a manifestar competências de comunicação, apresentando de forma clara, fundamentada e sustentável as ideias e soluções desenvolvidas.



Webgrafia das 10 Ferramentas Digitais Utilizadas no Guia Digital: 


(01) SITE. OBS STUDIO. 
Disponível em: https://obsproject.com/.  Acesso em 26/03/2022.

(02) SITE. AUDACITY. 
Disponível em: https://www.audacityteam.org/  Acesso em 26/03/2022.

(03) SITE. DAVINCI RESOLVE. 
Disponível: https://www.blackmagicdesign.com/br/products/davinciresolve.  Acesso em 26/03/2022.

(04) SITE. BLOGGER.
Disponível em: https://Dropbox.com Acesso em 26/03/2022.

(05) SITE. GOOGLE JAMBORD.
Disponível em: https://Dropbox.com. Acesso em 26/03/2022.

(06) SITE. DROPBOX. 
Disponível em: https://Dropbox.com. Acesso em 26/03/2022.

(07) SITE. TWITTER. 
Disponível em: https://twitter.com. Acesso em 26/03/2022.

(08) SITE. PINTEREST.
Disponível em: Pinterest Brasil(pinterestbr)Acesso em 26/03/2022.

(09) SITE. STORYBORARD THAT.
Disponível em: www.socrative.com. Acesso em 26/03/2022.

(10) SITE. SOCRATIVE.
Disponível em: www.socrative.com. Acesso em 26/03/2022.


Artigos Pesquisados para a realização do Desafio:


1 - (01) FONSECA, Gorete. As TIC na formação inicial de professores – Representações de práticas de formação de formadores. Revista da Investigação às Práticas. Vol. 10 N.º 2 - 2020. https://scielo.pt/pdf/inp/v10n2/v10n2a02.pdf.

2 - (02) BUENO; BALLEJO; GEA. Rafael Winícius da Silva; Clarissa Coragem; Maria M. Professores que formam professores e suas percepções frente. https://www.ries.universia.unam.mx/index.php/ries/article/view/1088/1378

3 - (03) CAVASSANI, Thiago Bernardo; ANDRADE, Joana de Jesus de; MARQUES, Rosebelly Nunes. Integração das TDIC na Formação de Professores: Aproximações Entre o Modelo TPACK e a Abordagem Sociocultural. SciELO Preprints. 2022. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/4736/9154 Acesso em 11 de Abr de 2023. https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/4736/9154

4 - (04) SADIO-RAMOS, F. J.; ORTIZ-MOLINA, M. A.; BERNABÉ-VILLODRE, M. del M. Desenvolvimento de competências por meio das TIC e formação de professores de Música: uma experiência biográfica. Revista Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 1, p. 25419 , 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/25419. Acesso em: 11 abr. 2023. Registro Doi: https://www.scielo.br/j/tl/a/Hjys5dmY8Hjffsgcf6ypLCn/?format=pdf&lang=pt

4- (05) Carvalho, S., & Soares, M. M. O desenvolvimento da habilidade oral através do uso de tecnologias digitais: uma revisão sistemática. Ilha Do Desterro. 73(1), 153–181. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n1p153 Acesso 12 de Abr de 2023.

5- (06) BENTO DA SILVA, J., MEISTER SOMMER BILESSIMO, S., & ROCHA MACHADO, L. Integração de Tecnologia na educação: Proposta de modelo para a capacitação de docente inspirada no TPACK. Educação Em Revista. Vol. 37 n.1 - 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/gzgFdTsmv9vGmKNQnFPQLQF/?format=pdf&lang=pt Acesso em 12 de Abr de 2023. Registro DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698232757

6- (07) ALVES, Angela Gilda; CESAR, Flaviane Cristina Rocha; MARTINS, Cleusa Alves; RIBEIRO, Luana Cássia Miranda; OLIVEIRA, Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante; BARBOSA, Maria Alves; MORAES, Katarinne Lima. Tecnologia de informação e comunicação no ensino de enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, v. 33. 2020. Disponível em: https://acta-ape.org/en/article/information-and-communication-technology-in-nursing-education/ Acesso em 07 de Abr de 2023.

7- (10) SILVA, Patricia. COUTO, Edvaldo Souza. Plataformização da Aprendizagem e o Protagonista do Ecrã nas Prática Pedagógicas. SciELO Preprints. 2022. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/3697/6895 Acesso em 07 de Abr de 2023.

8- (14) VARVAKIS, Gregório. BASTOS, Rogério Cid. LIMA, Cláudio de Lima. Plataformas Digitais de Aprendizagem: Uma revisão Integrativa para apoiar a Internacionalização do Ensino Superior. Educação em Revista. Vol.36. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/V6vYwQZS3Tx3NNzDNJsPsvP/?format=pdf&lang=pt Acesso em 13 de Abr de 2023. Registro DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698232826

9- (17) Gomes Junior RC, Silva L de O, Paiva VLM de O e. Tecnologias digitais para aprender e ensinar inglês no Brasil. Texto livre [Internet]. 2022;15:e38008. Available from: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.38008

10- (19) SANTOS, Eliana Cavalcante dos Santos. y LACERDA Junior, José Cavalcante. (2022). Os desafios da docência na Educação Básica durante a pandemia de COVID-19 na cidade de Lábrea, Amazonas, Brasil. Revista Actualidades Investigativas en Educación. Vol 22, Nº3, 1-23. Disponível em https://www.scielo.sa.cr/pdf/aie/v22n3/1409-4703-aie-22-03-225.pdf Acesso em 13 de Abr de 2023.

11- (22) VIEIRA; PEDRO. Cristiano Rogélio; Neuza. Tic Na Formação Inicial De Professores Em Portugal: Na Busca De Um Estado Da Arte. Revista e-curriculum. PUCSP. v. 20 n. 1 (2022). Disponível:< v. 20 n. 1 (2022) | Revista e-Curriculum (pucsp.br)>. Acesso em 14 abr. 2023. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p347-371

12- (19) SANTOS, Eliana Cavalcante dos Santos. y LACERDA Junior, José Cavalcante. (2022). Os desafios da docência na Educação Básica durante a pandemia de COVID-19 na cidade de Lábrea, Amazonas, Brasil. Revista Actualidades Investigativas en Educación. Vol 22, Nº3, 1-23. Disponível em https://www.scielo.sa.cr/pdf/aie/v22n3/1409-4703-aie-22-03-225.pdf Acesso em 13 de Abr de 2023.

13 - (23) DEQUE, Domingos Paulo Pedrocha. Formação de Professores -para o uso das TIC em sala de aula, um estudo de caso na Escola Pedagógica da Lunda-Norte. Revista Researchgate. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/357328710 Acesso em 07 de Abr de 2023.

14- (28) FERREIRA RODRIGUES, R. .; TEIXEIRA CASTRO, D. . TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA USO DE TIC EM UMA ESCOLA DE PALMAS - TO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 240–258, 2020. DOI: 10.20873/uftv7-8568. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/8568. Acesso em: 15 abr. 2023.


16- (37) CANDIDO, Karen Nicacio. Aprendizagem e uso das ferramentas digitais no ensino fundamental: visão dos professores. 2021. 23 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2021. Registro DOI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2885

17 - (39) LIMA, Alexsandro Da Silva et al. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação como ferramentas facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem na educação do campo. VII CONEDU. Realize Editora. Campina Grande. 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/81230>. Acesso em: 15 de Abr de 2023. Registro DOI: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2885

18 - (40)Del-Tetto Minervino, D. do S., Bezerra Torres, J. C., & Soares Ferreira, M. de F. (2022). Beneficios do uso das ferramentas digitais no processo do ensino aprendizagem do instituto federal do amapá (IFAP). Tembikuaaty Rekávo (TAR): Ciencia, Tecnología Y Educación UTIC, 1(1). Recuperado a partir de http://www.utic.edu.py/revista.tembikuaatyrekavo/index.php/revistas/article/view/11.

19 - (43) Texto Digital, Florianópolis, v. 18, n. 2, p. 124-144, 2022. https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e84253

20 - (45) Texto Digital, Florianópolis, v. 18, n. 2, p. 124-144, 2022. https://doi.org/10.5007/1807-9288.2022.e84253

21 - (50) MEIRINHOS, M.; MEIRINHOS, C. A realidade aumentada no contexto educativo da Educação Básica. EduSer, [S. l.], v. 13, n. 2, 2021. DOI: 10.34620/eduser.v13i2.167. Disponível em: A realidade aumentada no contexto educativo da Educação Básica | EduSer (ipb.pt). Acesso em: 17 abr. 2023.

22 - (53) BARBOSA, B. M.; VAZ, J. C. Contribuição de plataformas digitais de apoio à aprendizagem ao letramento digital: análise da plataforma Currículo+. Ciência da Informação, [S. l.], v. 49, n. 1, 2020. DOI: 10.18225/ci.inf.v49i1.4882. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4882. Acesso em: 17 abr. 2023. Registro DOI: https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i1.4882


24 - (54) Polytechnic University of Valencia Congress, INNODOCT 2020- Editorial Universitat Politècnica de València Magueta (upv.es) Registro DOI: http://dx.doi.org/10.4995/INN2020.2020.11907


Artigos consultados


(01) Carvalho, S., & Soares, M. M. O desenvolvimento da habilidade oral através do uso de tecnologias digitais: uma revisão sistemática. Ilha Do Desterro, 73(1), 153–181. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n1p153 Acesso 12 de Abr de 2023.https://www.scielo.br/j/ides/a/78sBcGMxwNWzB5N8Qb9Rrhf/?format=pdf&lang=pt

(06) FONSECA, Gorete. As TIC na formação inicial de professores – Representações de práticas de formação de formadores. Revista da Investigação às Práticas. Vol. 10 N.º 2 - 2020.Registro Doi: https://scielo.pt/pdf/inp/v10n2/v10n2a02.pdf

(07) BUENO; BALLEJO; GEA. Rafael Winícius da Silva; Clarissa Coragem; Maria M. Professores que formam professores e suas percepções frente ao uso das TIC nas aulas de Matemática. Revista Iberoamericana de Educação Superior. Publicado por Universidad Nacional Autonoma de Mexico. / pp. 169-183 Disponível: Vista de Profesores que forman profesores y sus percepciones frente al uso de las TIC en las clases de matemáticas (unam.mx)

(08) CAVASSANI, Thiago Bernardo; ANDRADE, Joana de Jesus de; MARQUES, Rosebelly Nunes. Integração das TDIC na Formação de Professores: Aproximações Entre o Modelo TPACK e a Abordagem Sociocultural. SciELO Preprints. 2022. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/4736/9154 Acesso em 11 de Abr de 2023. Registro Doi: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/4736/9154.

(09) SADIO-RAMOS, F. J.; ORTIZ-MOLINA, M. A.; BERNABÉ-VILLODRE, M. del M. Desenvolvimento de competências por meio das TIC e formação de professores de Música: uma experiência biográfica. Revista Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 1, p. 25419 , 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/25419. Acesso em: 11 abr. 2023. Registro Doi: https://www.scielo.br/j/tl/a/Hjys5dmY8Hjffsgcf6ypLCn/?format=pdf&lang=pt

(10) Carvalho, S., & Soares, M. M. O desenvolvimento da habilidade oral através do uso de tecnologias digitais: uma revisão sistemática. Ilha Do Desterro. 73(1), 153–181. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8026.2020v73n1p153 Acesso 12 de Abr de 2023.

(11) BENTO DA SILVA, J., MEISTER SOMMER BILESSIMO, S., & ROCHA MACHADO, L. Integração de Tecnologia na Educação: Proposta de modelo para a capacitação de docente inspirada no TPACK. Educação Em Revista. Vol. 37 n.1 - 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/gzgFdTsmv9vGmKNQnFPQLQF/?format=pdf&lang=pt Acesso em 12 de Abr de 2023.https://doi.org/10.1590/0102-4698232757

(12) ALVES, Angela Gilda; CESAR, Flaviane Cristina Rocha; MARTINS, Cleusa Alves; RIBEIRO, Luana Cássia Miranda; OLIVEIRA, Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante; BARBOSA, Maria Alves; MORAES, Katarinne Lima. Tecnologia de informação e comunicação no ensino de enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, v. 33. 2020. Disponível em: https://acta-ape.org/en/article/information-and-communication-technology-in-nursing-education/ Acesso em 07 de Abr de 2023. Registro DOI: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO01385

(13) SILVA, Patricia. COUTO, Edvaldo Souza. Plataformização da Aprendizagem e o Protagonista do Ecrã nas Prática Pedagógicas. SciELO Preprints. 2022. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/3697/6895 Acesso em 07 de Abr. de 2023. Registro DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3697

(14) VARVAKIS, Gregório. BASTOS, Rogério Cid. LIMA, Cláudio de Lima. Plataformas Digitais de Aprendizagem: Uma revisão Integrativa para apoiar a Internacionalização do Ensino Superior. Educação em Revista. Vol.36. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/V6vYwQZS3Tx3NNzDNJsPsvP/?format=pdf&lang=pt Acesso em 13 de Abr de 2023. Registro DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698232826.

(15) Gomes Junior RC, Silva L de O, Paiva VLM de O e. Tecnologias digitais para aprender e ensinar inglês no Brasil. Texto livre [Internet]. 2022;15:e38008. Available from: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.38008



RESUMO DISSERTAÇÃO (pesquisa base)


ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM COLOMBO: O DESAFIO DAS PRÁTICAS TECNOLÓGICAS DO PROFESSOR PARA O ENSINO REMOTO DURANTE E PÓS PANDEMIA



Esta pesquisa visa desenvolver estudo da historicidade do ensino médio integrado em Colombo no Curso Técnico de Administração e o trabalho pedagógico remoto realizado durante a pandemia do novo corona vírus Covid 19, através do uso das ferramentas digitais gratuitas, tendo como resultante a construção da formatação de um produto educacional, um guia didático de uso de ferramentas digitais no ensino remoto. Tendo como fundamento da pesquisa histórica do Ensino Médio Integrado (EMI) em Administração no município de Colombo, identificando conhecimentos e as práticas tecnológicas usadas pelos professores na construção das aulas remotas, durante e pós pandemia, usando ferramentas digitais gratuitas disponíveis no mercado. A amostra aferida em pesquisa de campo foi composta pelos professores do Ensino Médio Integrado do Curso Técnico de Administração em Colombo - distribuídos nas duas instituições pesquisadas - sendo a amostra mínima proporcional a 50% (cinquenta por cento) do total dos professores que ministra aula no cursos técnico de administração, dentro do recorte da amostra universo da pesquisa, sendo a amostra distribuída preferencialmente 50% professores da base técnica e 50% dos professores da base comum que ministram aulas no Ensino Médio Integrado do curso Técnico em Administração nas duas instituições de ensino que ofertam a modalidade no município. Como metodologia da pesquisa, tem-se as seguintes etapas: (1) uma investigação bibliográfica e documental sobre o histórico do EMI no município de Colombo; (2) entrevistas com docentes das instituições; (3) desenvolvimento de um produto educacional almejando a formação continuada de professores, para o manuseio de ferramentas digitais e (4) aplicação do produto (5) avaliação do produto. Esse trabalho se justifica devido a uma demanda que ficou latente durante a pandemia do novo coronavírus - Covid19, identificado de forma empírica no seio da comunidade escolar, especificamente dos Cursos de Ensino Médio Integrado em Administração nos Colégio Estadual Zumbi dos Palmares e Instituto Federal do Paraná - Campus Colombo, cenário proposto para a realização da pesquisa. Almeja-se desenvolver um guia didático de uso das ferramentas digitais aplicado ao ensino remoto, que atenda às necessidades técnicas pedagógicas dos professores como instrumento de autoconhecimento e educação continuada. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para a formação de professores da educação básica por meio da disponibilização de um produto educacional.

Palavras-chave: Ensino Médio Integrado; Ensino Remoto; Ferramentas Digitais Gratuitas; Educação Profissional e Tecnológica; Formação Continuada Docente.



Referencial bibliográfico da Dissertação 


ALTMICKS, Alfons Heinrich. Principais Paradigmas Da Pesquisa Em Educação Realizada No Brasil. Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 14 - n. 2 - mai-ago 2014.

BARROSO, F.., & ANTUNES, M... (2020). Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Pesquisa e Debate em Educação, 5(1), 124–131. Recuperado de <>

BARROSO; ANTUNES, Felipe; Mariane. Tecnologia na Educação: Ferramentas Digitais Facilitadoras da Prática Docente. Rendimento, desempenho e desigualdades educacionais. V. 5. N. 1 (2015). Disponível em: v. 5 n. 1 (2015): Rendimento, desempenho e desigualdades educacionais. Acesso em: 21 jun 2021.

BIBLIOGRAFIA COUTINHO, Clara Maria Gil Fernandes Pereira (2005), Percursos da Investigação em Tecnologia Educativa em Portugal: Uma abordagem Temática e metodológica a publicações científicas (1985- 2000), Braga, Universidade do Minho. Cohen, Louis;

BRANCHER; CANTERLE; MACHADO, Vantoir Roberto; Darlene; Fernada de Camargo. Metodologias da pesquisa em educação M593 e Tecnologia: Dilemas e provocações. Curitiba: 22ªed. Brazil Publishing, 2019. p.198.

BRASIL, Decreto nº 9.057 de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057. Acesso em: 30 de mai 2017.

BRASIL, Decreto nº 9.057 de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.Acesso em: 30 de mai 2017.

BRASIL. CAPES - Documento da Aérea de ensino 46. Documento orientador de APCN. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ensino1.pdf. Acesso em:14 jun2021.

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BRASIL. Decreto Legislativo nº 6, 20 de março de 2020. – Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da mensagem nº 93, de 18 de março de 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/DLG6-2020.htm Acesso em 14 jun 2021.

BRASIL. Decreto Legislativo nº 6, 20 de março de 2020. – Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da mensagem nº 93, de 18 de março de 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/DLG6-2020.htm. Acesso em 14/06/2021.

BRASIL. Decreto Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020 – Dispõe sobre as medidas para enfrentamento de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019- 2022/2020/lei/l13979.htm#:~:text=Art.,objetivam%20a%20prote%C3%A7%C3%A3o%20da%20coletividade. Acesso em: 14 jun 2021.

BRASIL. Decreto nº10.288, 22 de março de 2020, regulamenta A Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para definir os serviços públicos e atividades essenciais. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.288-de-22-de-marco-de-2020-249098577.Acesso em 14 jun 2021.

BRASIL. Medida Provisória Nº 926, de 20 de março de 2020 – Altera a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para dispor sobre procedimento para aquisição de bens, serviços e insumos destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-926-de-20-de-marco-de-2020-249094248. Acesso em 14 jun 2021.

BRASIL. Portaria nº 54 de 1º de abril de 2020 – Ministério da Cidadania - Recomendações gerais aos Gestores e trabalhadores do Sistema Único Assistência Social (SUAS) dos Estados e do Distrito Federal. Disponível em: Acesso em 14/06/2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-54-de-1-de-abril-de-2020-250849730. Acesso em 14 jun 2021.

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CÓ, Elisa Prado, AMORIM, Gabriel Brito, FINARDI, Kyria Rebeca. Ensino de Línguas em tempo de Pandemia: Experiências com tecnologias em ambientes virtuais. REVISTA DOCÊNCIA E CIBERCULTURA. Rio de Janeiro. v. 4 n.3 p. 114 Set/Dez 2020 ISSN 2594-9004 – Disponível em: ensino de línguas em tempos de pandemia: experiências com tecnologias em ambientes virtuais | có | revista docência e cibercultura (uerj.br). Acesso em 20 jun. 2021.

COLÉGIO ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES. Disponível em: http://www.cbxzumbi.seed.pr.gov.br/. Acesso em:31 mai. 2021.

COLOMBO. Decreto Municipal Nº 013/2020 de 17 março de 2020 – Dispõe medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus – COVID-19, para o município de Colombo.

COLOMBO. Decreto Municipal nº 014/2020 de 23 de março de 2020 - Dispõe medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus – COVID-19 e dá providencias. Disponível em: http://pgppr.org.br/storage/projetos/anexos/1372/RESOLU%C3%87%C3%83O%2001.2020.pdf. Acesso em 14 jun. 2021.

COLOMBO. Decreto Municipal nº 017/2020 De 02 de abril de 2020 - Dispõe medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus – COVID-19, para o Município de Colombo, conforme especifica. Disponível em: http://portal.colombo.pr.gov.br/downloads/DECRETO-N-017-2021.pdf. Acesso em 14 jun. 2021.

COLOMBO. Decreto Municipal nº 053/2020 de 07 de agosto de 2020 - Dispõe medidas restritivas a atividades e serviços para o enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente do Coronavírus – COVID-19, e dá outras providencias. Disponível em: Acesso em 14 jun. 2021.

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