ESCLARECIMENTOS
Sou aluno do o Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede (PROFEPT) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Brasil – Paraná - Campus Curitiba.
A minha pesquisa do mestrado, (dissertação), esta enquadrada Linha de Pesquisa Organizações e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT – dentro do Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT – que abriga projetos que trabalham questões relacionadas à organização e planejamento de espaços pedagógicos, formais e não formais, da pesquisa, do ensino, da extensão e da gestão da EPT. Sob o titulo: “Ensino Médio Integrado em Colombo: O Desafio das Práticas Tecnológicas do Professor para o Ensino Remoto Durante e Pós Pandemia”, que foi realizada na cidade de Colombo - PR, sob a orientação do Prof. Dr. Samuel Carlos Wiedemann – IFPR, e ouviu dez professores de duas instituições de ensino médio integrado que trabalharam o ensino remoto durante a pandemia.
MOBILIDADE INTERNACIONAL (fev. 23 a jul. 23).
No ano de 2023, através do acordo bilateral entre Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Fui aprovado para participar do programa mobilidade Internacional em Portugal no IPB. No período de estadia em Portugal, através do Centro de Investigação da educação Básica (CIEB – IPB), participei do edital do Programa Inovação Baseada em Desafios (IBD), fui selecionado e aprovado para participar do programa montar uma equipe de pesquisa e dar continuidade a pesquisa realizada no Brasil, desenvolver o segundo produto educacional com base na pesquisa já realizada no Brasil, estendendo para Portugal, aplicando a pesquisa na cidade de Bragança. Foi neste período desenvolvido o WEB/blog – com objetivo de divulgar o resultado do programa Iniciação Científica de Inovação por Desafio do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), que visa contribuir para a transição digital. A construção do Guia Digital foi realizada por Marcelo Viana de Castilhos e apoio da Fernanda Biss Ferreira - sob a orientação do Dr. Professor Vitor Barrigão Gonçalves. Este Guia Didático Digital para a web, trata do uso das tecnologias digitais aplicadas ao ensino remoto, destinadas essencialmente à formação de professores da educação básica, correspondendo a exemplos de aplicação prática. A inovação está no agrupamento de conjuntos de ferramentas e, para tal, considerou-se investigações recentes da área e o levantamento de dez ferramentas digitais com as melhores práticas de utilização, em cada grupo de trabalho.
DISSERTAÇÃO:
ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM COLOMBO: O DESAFIO DAS PRÁTICAS TECNOLÓGICAS DO PROFESSOR PARA O ENSINO REMOTO DURANTE E PÓS PANDEMIA DE COVID-19
Disponível: https://drive.google.com/file/d/1pu42g5JgGbc7Rwxo6PoeltmS_5r54a2r/view
02 PRODUTOS EDUCACIONAIS:
PRODUTO EDUCACIONAL 01
IFPR - Brasil – Ferramentas Digitais Aplicadas ao Ensino - Guia Digital do Professor -versão (Livro físico e digital).
Versão digital: disponível em: https://drive.google.com/file/d/1j6imygxHMz8s6Kn9-dmp3HSzg-6yQB8P/view
PRODUTO EDUCACIONAL 02
IFPR/IPB – Brasil e Portugal - WEBSITE Guia Digital de Professor.
Disponível em: https://guiadigitaldoprofessor.blogspot.com/
LINKS DE REGISTRO NO EDUCAPES
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741992
Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/© 2 por M
ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM COLOMBO: O DESAFIO DAS PRÁTICAS TECNOLÓGICAS DO PROFESSOR PARA O ENSINO REMOTO DURANTE E PÓS PANDEMIA DE COVID-19está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0© 2 por Marcelo Viana de Castilhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário